Museu Diocesano de Santarém, no próximo dia 09 de outubro de 2018
OBRA NACIONAL DA PASTORAL DO TURISMO (ONPT)
Serviço da Conferência Episcopal Portuguesa
NOTA DE IMPRENSA
A Obra Nacional da Pastoral do Turismo, órgão da Conferência Episcopal Portuguesa, integrada na Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana (CEPSMH), vai iniciar o seu terceiro mandato, para o triénio de 2018 – 2021, após recondução do diretor, no passado mês de Abril, aquando da Assembleia Plenária do Episcopado Português, que decorreu em Fátima, de 09 a 12 de Abril de 2018; e após homologação da Equipa Nacional, indicada pelo diretor e pontualmente reformulada com dois novos elementos, pela Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana, com data de 01 de setembro de 2018.
O início deste novo mandato, que coincide também com o início do novo Ano Pastoral e com o início do Ano Missionário, decretado pela Conferência Episcopal Portuguesa, na Assembleia Plenária acima referida, com a nota pastoral «Todos, Tudo e Sempre em Missão», realizar-se-á com uma atividade a desenvolver no Museu Diocesano de Santarém, no próximo dia 09 de Outubro, cujo programa é o seguinte:
17.30h – Acolhimento;
17.45h – Conferência: A Pastoral do Turismo na Missão da Igreja;
18.30h – Apresentação da Equipa Nacional da Pastoral do Turismo;
18.35h – Apresentação das prioridades da ONPT para o triénio 2018 – 2021;
18.45h – Visita ao Museu Diocesano de Santarém.
O tema indicado para a Conferência será desenvolvido pelo Excelentíssimo e Reverendíssimo Senhor D. José Augusto Traquina Maria, Bispo de Santarém e Presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana. E as prioridades para o triénio serão apresentadas pelo Diretor da ONPT. Por seu turno, a Visita ao Museu Diocesano de Santarém será uma cortesia da direção da instituição.
A Obra Nacional da Pastoral do Turismo convida todos para este evento, a realizar em Santarém. De um modo particular, convida todos os serviços eclesiais afetos à Evangelização, à Mobilidade Humana ou especificamente à Pastoral do Turismo para esta reflexão, em ordem à mobilização conjunta para uma Nova Evangelização, também nesta área da atividade humana, como é a do Turismo, que tanto nos interpela na hora presente.
De igual modo, a Obra Nacional convida todos os agentes ligados à ação turística, sejam particulares ou instituições civis, para que, em conjunto, reflitamos sobre o contributo da Igreja para uma visão integral do serviço a prestar aos turistas.
Na expetativa do melhor acolhimento desta ação a desenvolver, a todos saudamos com estima.
Lisboa, 20 de setembro de 2018
Pela Obra Nacional da Pastoral do Turismo
Pe. Carlos Alberto da Graça Godinho
Diretor