MISSÃO DA PTP

A Pastoral do Turismo – Portugal (PTP) pretende que todos os que realizam atividades relacionadas com o Turismo (trabalhadores do sector, visitantes, leigos e sacerdotes que exerçam funções nesta pastoral, entre outros) entendam que esta é uma atividade da Igreja (logo, desenvolvida sempre em ordem à missão desta, seja em que âmbito for), que permite fazer chegar a Palavra de Deus e a identidade católica a todos, contribuindo para a dinâmica do sector turístico, enquanto promotor do respeito pela dignidade da pessoa humana e a procura do bem comum.

VISÃO

Contribuir para a melhor assistência dos que visitam o património religioso nacional, estabelecendo canais de diálogo e de promoção de projetos com as Dioceses, entidades públicas e outras do sector turístico e contribuir para a reflexão sobre esta temática a vários níveis (diocesano, académico, empresarial, etc.).

VALORES

  • Misericórdia
  • Acolher
  • Transparência
  • Criatividade e inovação
  • Sustentabilidade
  • Partilha de Informação e conhecimento
  • Ética
  • Responsabilidade social
  • Diálogo

A Logomarca da PTP foi criada pelo designer Samuel Mendonça (de forma graciosa), que já havia sido responsável pela imagem gráfica da Obra Nacional da Pastoral do Turismo. A sua preocupação foi partir de elementos que pudessem ser identificáveis com os seguintes conceitos:

Fé, Igreja, Jesus Cristo è Cruz

Portugal è Capitular da palavra

Turismo, movimento, viagens, iluminar a realidade humana à luz da fé è Avião

Estes elementos conjugados com as cores associadas ao país, por serem as cores principais da bandeira – vermelho e verde – foram usados, em conjunto com um lettering simples, mas elegante e sofisticado, para a construção de uma imagem que é versátil, contemporânea com uma longevidade alta, o que também é importante para uma logomarca.

No Manual de Normas do Logotipo, dão-se todas as hipóteses de uso do logo e as regras para a correta aplicação do mesmo.

 

Pastoral_turismo_portugal_manual_normas_graficas_logotipo