MISSÃO DA PTP
A Pastoral do Turismo – Portugal (PTP) pretende que todos os que realizam atividades relacionadas com o Turismo (trabalhadores do sector, visitantes, leigos e sacerdotes que exerçam funções nesta pastoral, entre outros) entendam que esta é uma atividade da Igreja (logo, desenvolvida sempre em ordem à missão desta, seja em que âmbito for), que permite fazer chegar a Palavra de Deus e a identidade católica a todos, contribuindo para a dinâmica do sector turístico, enquanto promotor do respeito pela dignidade da pessoa humana e a procura do bem comum.
VISÃO
Contribuir para a melhor assistência dos que visitam o património religioso nacional, estabelecendo canais de diálogo e de promoção de projetos com as Dioceses, entidades públicas e outras do sector turístico e contribuir para a reflexão sobre esta temática a vários níveis (diocesano, académico, empresarial, etc.).
VALORES
- Fé
- Misericórdia
- Acolher
- Transparência
- Criatividade e inovação
- Sustentabilidade
- Partilha de Informação e conhecimento
- Ética
- Responsabilidade social
- Diálogo
Nacional
- APAVT – Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo
- Associação dos Hotéis de Portugal
- Caminhos de Fátima
- Caminhos da Fé
- Comissariado da Terra Santa em Portugal
- Confederação do Turismo Português
- Pastoral do Turismo da Diocese do Algarve
- Pastoral do turismo de Bragança – Miranda
- Santuário de Fátima
- Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja
- TUREL – Turismo Cultural e Religioso
- Turismo de Leiria-Fátima
- Turismo de Lisboa e Vale do Tejo
- Turismo de Portugal
- Turismo do Alentejo
- Turismo do Algarve
- Turismo do Centro de Portugal
- Turismo do Douro
- Turismo do Oeste
- Turismo do Patriarcado de Lisboa – Quo Vadis Lisboa
- Turismo do Porto e Norte de Portugal
- Turismo da Serra da Estrela
- Turismo Terras do Grande Lago Alqueva
Internacional
- Association Nationale des Directeurs Diocésains de Pèlerinages
- Coordinamento Nazionale Pellegrinaggi Italiani
- Departamento de Pastoral de Turismo y Tiempo Libré (Espanha)
- Pastoral do Turismo em França
- Pastoral do Turismo do Brasil
- Santuário de Nossa Senhora de Lourdes (França)
- Santuário Nacional de Aparecida
- UNWTO World Tourism Organization
Santa Sé
A Logomarca da PTP foi criada pelo designer Samuel Mendonça (de forma graciosa), que já havia sido responsável pela imagem gráfica da Obra Nacional da Pastoral do Turismo. A sua preocupação foi partir de elementos que pudessem ser identificáveis com os seguintes conceitos:
Fé, Igreja, Jesus Cristo è Cruz
Portugal è Capitular da palavra
Turismo, movimento, viagens, iluminar a realidade humana à luz da fé è Avião
Estes elementos conjugados com as cores associadas ao país, por serem as cores principais da bandeira – vermelho e verde – foram usados, em conjunto com um lettering simples, mas elegante e sofisticado, para a construção de uma imagem que é versátil, contemporânea com uma longevidade alta, o que também é importante para uma logomarca.
No Manual de Normas do Logotipo, dão-se todas as hipóteses de uso do logo e as regras para a correta aplicação do mesmo.