Obra Nacional da Pastoral do Turismo (ONPT)

Bem-vindo (a) à Obra Nacional da Pastoral do Turismo (ONPT).

A ONPT é um organismo da Igreja Católica, em Portugal, dependente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana (CEPSMH), constituído como meio de promover a Pastoral do Turismo, a nível nacional.

Este serviço é composto por vários representantes da área do Turismo, congregando algumas dimensões deste setor da atividade humana, ao mesmo tempo que se assume como um espaço de encontro e partilha das múltiplas estruturas e serviços eclesiais, no intuito de promover um turismo englobante, que sirva a pessoa na sua totalidade e dinamize a constante realização do bem comum, que o turismo permanentemente deve favorecer.

Esperamos que, na visita efetuada e beneficiando deste espaço, possa esclarecer as suas dúvidas sobre a Pastoral do Turismo em Portugal; utilizar as informações e conteúdos aqui disponibilizados; ou simplesmente encontrar um renovado incentivo à Missão da Igreja, aqui especialmente direcionada para a área do Turismo.

O Diretor da ONPT
Pe. Carlos Alberto da Graça Godinho

Finalidade

São principais finalidades da Obra Nacional da Pastoral do Turismo:

  • Iluminar a realidade humana do Turismo com a Palavra de Deus;
  • Promover o respeito pela dignidade da pessoa humana e a procura do bem comum, expressos pela Doutrina Social da Igreja, em toda a atividade turística.

Imagem gráfica

Memória descritiva

Direcção

Pe. Carlos Alberto da Graça Godinho, Diretor

Natural de Águas Belas, concelho de Ferreira do Zêzere, nasceu a 20 de Dezembro de 1965.

Sacerdote da Diocese de Coimbra, onde foi ordenado a 22 de Dezembro de 1991, é atualmente pároco Abrunheira, Carapinheira, Ereira (reitoria), Montemor-o-Velho, Reveles, Verride e Vila Nova da Barca.

Licenciado em Teologia, pela Universidade Católica Portuguesa – Pólo Regional do Porto, é igualmente licenciado em História, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Mestre em História Moderna pela mesma Universidade, frequenta atualmente, na mesma Faculdade, o curso de Doutoramento em História Moderna.

Pe. Miguel Mário Lopes Neto, Tesoureiro

Nasce a 25 de dezembro de 1978, em Quelfes, Olhão.

Conclui, em 2006, o Curso de Teologia na Universidade Católica Portuguesa, Lisboa, tendo defendido a tese A Pascoa segundo Santo António.

Entre 2006 e 2007 é Assessor de D. Basilio de Nascimento, Bispo da Diocese de Baucau, para os assuntos relacionados com a Imprensa e Comunicação Social. Em Timor Leste foi, ainda, Professor de Português em regime de Voluntáriado Missionário na Escola Catolica de Manatuto.

Regressando a Portugal, é ordenado a 7 de dezembro de 2008, assumindo, então, funções como Director do Gabinete de Informação da Diocese do Algarve (GIDAlg), cargo que mantém até ao presente.

Entre 2009 e 2012 exerce, também, as funções de Vigário Paroquial de Quarteira.

Em 2011 e para além dos cargos já descritos, passa a coordenar a equipa da Pastoral do Turismo da Vigararia de Loulé e, por indicação de D. Manuel Neto Quintas, também forma a equipa da Pastoral Diocesana do Turismo. Já em 2012 passa a integrar a Obra Nacional da Pastoral do Turismo (ONPT), ocupando o cargo de Tesoureiro.

É, atualmente, pároco de Tavira (São Tiago, Santa Maria e Santa Luzia).

Natalina Maria Vicente Pedro  Ferreira, Secretária

Nasceu a 10 de maio de 1970, é natural do concelho de Porto de Mós e reside em Fátima.

Licenciada em Secretariado e Assessoria de Direcção, desenvolveu a sua atividade proficional no Santuário de Fátima, entre 1994 e 2019, onde desempenhou as funções de Diretora do Serviço de Peregrinos e Diretora e Coordenadora do Centro Pastoral de Paulo VI.

Ingressou na Obra Nacional da Pastoral do Turismo em 2012, em representação do Santuário de Fátima, tendo assumido em 2013 o cargo de Secretária.

Atualmente, integra a equipa da ONPT a título particular e a convite do Diretor.

Varico da Costa Pereira, Vogal

Licenciado e Mestre em Turismo pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro é ainda Diplomado em Estudos Avançados pela Universidade de Santiago de Compostela em Geografia Humana. Neste momento elabora tese de doutoramento, na Universidade de Santiago de Compostela.
É docente universitário. A sua área de investigação tem estado sempre vinculada ao turismo, nomeadamente ao turismo cultural e religioso. Participou em diversas conferências e seminários e tem publicado alguns artigos e livros sobre o tema, onde se destaca: PEREIRA, Varico da Costa (2008), “Turismo Cultural e Religioso em Braga e Santiago de Compostela: Proposta de criação de um produto conjunto”.

Rosário Frazão, Vogal

Nasceu em Fátima em 1965 e estudou no Colégio Sagrado Coração de Maria e no Centro de Estudos de Fátima. Depois rumou a Lisboa e estudou no Instituto Superior de Línguas e Administração, onde fez o curso de Técnico de Línguas e Turismo.
Regressou a Fátima e trabalha desde 1987 na Agência de Viagens Verde Pino, onde ajudou a criar o departamento de Outgoing, especializado em turismo religioso e de peregrinações.

Francisco Hipólito Santanita Machado Couto, Vogal

Reitor do Santuário Nacional de Vila Viçosa

Frei Vítor Manuel Gomes Rafael, Vogal

Comissariado da Terra Santa em Portugal

Milton Pedro Dias Pacheco, Vogal

Confraria da Rainha Santa Isabel, Coimbra

Madalena de Jesus, Vogal

Departamento para o acolhimento dos peregrinos, Santuário de Fátima

Share