Obra Nacional da Pastoral do Turismo (ONPT)

Bem-vindo (a) à Obra Nacional da Pastoral do Turismo (ONPT).

A ONPT é um organismo da Igreja Católica, em Portugal, dependente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana (CEPSMH), constituído como meio de promover a Pastoral do Turismo, a nível nacional.

Este serviço é composto por vários representantes da área do Turismo, congregando algumas dimensões deste setor da atividade humana, ao mesmo tempo que se assume como um espaço de encontro e partilha das múltiplas estruturas e serviços eclesiais, no intuito de promover um turismo englobante, que sirva a pessoa na sua totalidade e dinamize a constante realização do bem comum, que o turismo permanentemente deve favorecer.

Esperamos que, na visita efetuada e beneficiando deste espaço, possa esclarecer as suas dúvidas sobre a Pastoral do Turismo em Portugal; utilizar as informações e conteúdos aqui disponibilizados; ou simplesmente encontrar um renovado incentivo à Missão da Igreja, aqui especialmente direcionada para a área do Turismo.

O Diretor da ONPT
Pe. Carlos Alberto da Graça Godinho

Finalidade

São principais finalidades da Obra Nacional da Pastoral do Turismo:

  • Iluminar a realidade humana do Turismo com a Palavra de Deus;
  • Promover o respeito pela dignidade da pessoa humana e a procura do bem comum, expressos pela Doutrina Social da Igreja, em toda a atividade turística.

Imagem gráfica

Memória descritiva

Direcção

Pe. Carlos Alberto da Graça Godinho, diretor

Pe. Carlos Alberto da Graça Godinho, natural de Águas Belas, concelho de Ferreira do Zêzere, nasceu a 20 de Dezembro de 1965.

Sacerdote da Diocese de Coimbra, onde foi ordenado a 22 de Dezembro de 1991, é atualmente pároco de Luso e Pampilhosa, no concelho da Mealhada.

Licenciado em Teologia, pela Universidade Católica Portuguesa – Pólo Regional do Porto, é igualmente licenciado em História, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Mestre em História Moderna pela mesma Universidade, frequenta atualmente, na mesma Faculdade, o curso de Doutoramento em História Moderna.

Pe. Miguel Mário Lopes Neto, Tesoureiro

Miguel Mário Lopes Neto nasce a 25 de dezembro de 1978, em Quelfes, Olhão.

Conclui, em 2006, o Curso de Teologia na Universidade Católica Portuguesa, Lisboa, tendo defendido a tese A Pascoa segundo Santo António.

Entre 2006 e 2007 é Assessor de D. Basilio de Nascimento, Bispo da Diocese de Baucau, para os assuntos relacionados com a Imprensa e Comunicação Social. Em Timor Leste foi, ainda, Professor de Português em regime de Voluntáriado Missionário na Escola Catolica de Manatuto.

Regressando a Portugal, é ordenado a 7 de dezembro de 2008, assumindo, então, funções como Director do Gabinete de Informação da Diocese do Algarve (GIDAlg), cargo que mantém até ao presente.

Entre 2009 e 2012 exerce, também, as funções de Vigário Paroquial de Quarteira.

Em 2011 e para além dos cargos já descritos, passa a coordenar a equipa da Pastoral do Turismo da Vigararia de Loulé e, por indicação de D. Manuel Neto Quintas, também forma a equipa da Pastoral Diocesana do Turismo. Já em 2012 passa a integrar a Obra Nacional da Pastoral do Turismo (ONPT), ocupando o cargo de Tesoureiro.

A 2 de setembro de 2012 assume funções como Pároco de Santa Bárbara de Nexe, Estoi e Pechão.

Pe. Francisco Couto, Vogal

Fr. José Miguel Fragoso Castro Loureiro, Vogal

 

Varico da Costa Pereira, Vogal

Varico da Costa Pereira é Licenciado e Mestre em Turismo pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro é ainda Diplomado em Estudos Avançados pela Universidade de Santiago de Compostela em Geografia Humana. Neste momento elabora tese de doutoramento, na Universidade de Santiago de Compostela.
É docente universitário. A sua área de investigação tem estado sempre vinculada ao turismo, nomeadamente ao turismo cultural e religioso. Participou em diversas conferências e seminários e tem publicado alguns artigos e livros sobre o tema, onde se destaca: PEREIRA, Varico da Costa (2008), “Turismo Cultural e Religioso em Braga e Santiago de Compostela: Proposta de criação de um produto conjunto”.

Rosário Frazão, Vogal

Maria Rosário Frazão, nasceu em Fátima em 1965 e estudou no Colégio Sagrado Coração de Maria e C.E.F.. Depois rumou a Lisboa e estudou no ISLA , fez o curso de Técnico de Línguas e Turismo.
Regressou a Fátima e trabalha desde 1987 na Ag. de Viagens Verde Pino, onde ajudou a criar o departamento de Outgoing, especializado em turismo religioso e de peregrinações.

Natalina Maria Vicente Pedro Ferreira, Secretária

Membro da ONPT, em representação do Santuário de Fátima;
Diretora do SEPE – Serviço de Peregrinos do Santuário de Fátima desde 2008;
Membro do Conselho de Pastoral do Santuário, do Conselho de Diretores de Serviço e da Comissão Organizadora do Centenário das Aparições de Fátima.
Licenciada em Secretariado e Assessoria de Administração, integra a equipa do SEPE desde 1994.