José Manuel Pimenta, Turismo – Patriarcado de Lisboa

A pandemia “não nos pode paralisar ou privar-nos de uma visão positiva para o futuro”, é uma das principais frases que se pode ler na mensagem para o 41º Dia Mundial do Turismo. Com uma drástica diminuição da mobilidade, o turismo, um dos segmentos da sociedade mais afetados, não pode ficar paralisado e temos que aproveitar esta crise pandémica, como nos recorda o Papa Francisco, para descobrir ou até mesmo redescobrir lugares ou histórias que se encontram escondidas ou menos conhecidas.

É com este convite que neste momento trabalhamos na consolidação de novas rotas, itinerários e visitas guiadas de locais ou caminhos menos conhecidos. Exemplo disso é a nova Rota proposta pelo Quo Vadis Lisboa: a “Rota de Santo António em Lisboa”, onde se visita as já muito conhecidas Igreja de Santo António, Sé de Lisboa, Mosteiro de São Vicente de Fora, mas foram introduzidas nesta rota duas outras igrejas menos visitadas e com grande valor histórico e religioso, como são as Igrejas de São João da Praça e do Vale de Santo António. Outro exemplo, é a criação de um novo Itinerário que será lançado brevemente, “Aqui nasceu Santo António”, onde este novo itinerário pretende dar a conhecer uma fase da vida de Santo António menos conhecida dos turistas e até mesmo de muitos católicos, o nascimento e infância do santo lisboeta.

Neste momento, o turismo pode e deve “converter-se num instrumento de proximidade” recorda-nos o Papa Francisco, por isso, temos aproveitado este momento que nos encontramos, para potenciar uma interação positiva com as várias instituições e paróquias, para que todas as nossas propostas culturais sejam valorizadas no cuidado pelo acolhimento e acompanhamento de todos e também uma maior ação coletiva com os guias-intérpretes, que neste momento nos encontramos a trabalhar na criação conteúdos digitais das nossas visitas guiadas, mantendo o contacto com o nosso público que neste momento se encontra confinado.

José Manuel Pimenta
Turismo – Patriarcado de Lisboa

Share
Share