Objetivo passa por apresentar de «forma inovadora» aos turistas e visitantes o património religioso da diocese

O Turismo do Patriarcado de Lisboa apresentou esta quarta-feira um novo recurso multimédia intitulado ‘+ Quo Vadis’, ligado à divulgação do património religioso.

Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, o Patriarcado de Lisboa explica que o objetivo deste projeto, que inclui uma página online e uma aplicação para dispositivos móveis, é “dar a conhecer” de “forma inovadora “o património religioso” da diocese “aos turistas nacionais e internacionais”.

Esta iniciativa conta com o apoio da Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa, que disponibilizou cerca de 370 mil euros para o desenvolvimento e promoção turística do território.

A par do + Quo Vadis, do Patriarcado de Lisboa, as verbas reservadas pela ETR-RL estão a ajudar no lançamento de mais dois projetos.

O Mapa Cacilhas — Cristo Rei, que vai destacar os principais pontos de interesse do Tejo e em Lisboa, e está pensado sobretudo para quem fizer o percurso a pé.

E também a presidência de Setúbal no Clube das mais Belas Baías do Mundo, que a entidade considera como uma boa hipótese para promover o turismo e a natureza.

No caso da iniciativa do Patriarcado de Lisboa, a intenção é proporcionar aos visitantes e turistas um conhecimento mais alargado e uma apresentação mais adequada de todos os bens culturais e artísticos das igrejas e do património da diocese.

Quem visitar o site ou descarregar a app pode ficar a conhecer, entre outras propostas, as principais igrejas, museus e santuários a visitar, os locais onde pode rezar e a agenda de eventos que estão previstos.

E aqui o destaque vai para o facto dos conteúdos apresentados abrangerem não só a cidade de Lisboa ou a diocese, mas também outros locais e eventos que marcam a atualidade religiosa nacional.

Neste caso sobressai o Santuário de Fátima, que nos dias 12 e 13 de maio vai assinalar o Centenário das Aparições de Nossa Senhora de Fátima (1917-2017) na Cova da Iria.

Uma comemoração que vai contar com a presença do Papa Francisco, que tem chegada prevista a Portugal para a tarde do dia 12 de maio, na base aérea de Monte Real.

O projeto ‘+ Quo Vadis’, do setor de Turismo do Patriarcado de Lisboa, fornece ainda outras indicações, como as igrejas que acolhem missa em língua estrangeira ou o mapa das vias-sacras espalhadas pela cidade.

A oferta do site, atualmente em língua portuguesa e inglesa, vai ser ainda reforçada com a presença nas redes sociais, em ferramentas como o facebook, o instagram e o youtube.

A apresentação do projeto ‘+ Quo Vadis’, na igreja da Conceição Velha, contou com a presença do cardeal-patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente.

in Agência ECCLESIA

Share
Share