REUNIÃO DA OBRA NACIONAL DA PASTORAL DO TURISMO (ONPT)

COM OS SECRETARIADOS DIOCESANOS DA MOBILIDADE HUMANA E DAS MIGRAÇÕES E TURISMO

 

Realizou-se nesta terça-feira, dia 28 de Maio, das 10.30h às 13.00h, na Casa de Nossa Senhora do Carmo, no Santuário de Fátima, a primeira reunião da Obra Nacional da Pastoral do Turismo (ONPT) com os Secretariados Diocesanos da Mobilidade Humana e das Migrações e Turismo. Participaram dez dioceses – Angra do Heroísmo, Algarve, Braga, Bragança-Miranda, Évora, Portalegre e Castelo Branco, Santarém, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu.

Este encontro teve como principal objetivo fomentar a criação de serviços de Pastoral do Turismo de âmbito diocesano, bem como dinamizar os serviços de pastoral que atuam já nesta área.

Após a apresentação dos membros da ONPT e dos representantes dos Secretariados Diocesanos, o diretor da ONPT apresentou a fundamentação, humana e eclesial, para a constituição dos serviços de Pastoral do Turismo, ao nível das Igrejas Locais. O Pe. Miguel Neto, tesoureiro da Obra, apresentou o sítio web da ONPT, uma plataforma que pretende servir todas as dioceses portuguesas, procedendo-se, de imediato, à análise dos objetivos nacionais e diocesanos, para este campo de ação pastoral, tomando a palavra o diretor da Obra e uma das suas vogais, Natalina Ferreira. Esta apresentação deu lugar a uma breve troca de impressões, em torno das propostas feitas, com o intuito de projetar a organização de serviços de âmbito diocesano. Foram ainda apresentadas as Jornadas Nacionais de Pastoral do Turismo, a realizar em Fátima, no próximo mês de Novembro, terminando o diretor da Obra com algumas interpelações muito diretas aos presentes: a necessidade de se constituírem serviços diocesanos, que integrem leigos com formação na área do turismo ou em áreas complementares; a preocupação com o acolhimento dos turistas; a disponibilização, nas diversas comunidades cristãs, do património cultural religioso, se necessário com recurso a equipas de voluntários; convidando, por fim, os presentes a colaborarem no inquérito sobre o património existente, a dirigir às dioceses, com o intuito de se disponibilizar esta informação na página web da ONPT, definindo-se, assim, um roteiro nacional que possa servir a quem nos visita.

A avaliação feita, no final do encontro, por alguns dos membros da ONPT, relevou o interesse manifestado pelos presentes, apesar das perspetivas diferentes para a Pastoral do Turismo. De realçar que algumas dioceses estão já empenhadas na constituição deste serviço, entendendo outras que ele se deve alargar a uma maior diversidade de intervenientes, a nível local. Futuramente os encontros com os Secretariados Diocesanos deverão compreender um período temporal mais alargado, de modo a que a reflexão seja ainda mais participada por todos. Não obstante, a ONPT considerou como globalmente muito positivo este encontro, assumindo colaborar já com as dioceses que estão em processo de organização deste serviço pastoral e reforçando o seu esforço para que as demais dioceses prossigam tarefa idêntica.

 

Pe. Carlos Alberto da Graça Godinho

Diretor da ONPT

Share
Share