A Obra Nacional da Pastoral do Turismo (ONPT) vem, a propósito do «Projeto Igreja de Portas Abertas», facultar as seguintes informações a todos os possíveis interessados:

 

a) Numa experiência piloto, a desenvolver na Universidade Católica Portuguesa – Centro Regional de Braga, a formação de guias-intérpretes, prevista no «Projeto Portas Abertas», far-se-á na modalidade de formação avançada;

b) Após primeiro contacto com a direção do Centro Regional de Braga da UCP, na pessoa do seu presidente, o projeto aguarda apenas a necessária aprovação em Conselho Científico daquela Universidade;

c) Logo que aprovado – o projeto e o plano de estudos –, a Universidade Católica Portuguesa – Centro Regional de Braga facultará todas as informações necessárias para a inscrição nesta formação, em conjunto com a ONPT.

d) Tratando-se de formação avançada, com o respetivo certificado final, os destinatários não serão apenas graduados, mas sim:

         – Licenciados em áreas diversas, compatíveis com esta formação;

         – Equivalentes a licenciados (com base em percursos pessoais);

         – Anteriores bacharéis;

         – Técnicos da área do Turismo;

         – Guias-intérpretes que queiram aprofundar a sua formação;

         – Outros, conquanto se enquadrem no projeto de formação em vista;

     e) Prevê-se que a formação se inicie em Janeiro, concluindo-se em Junho ou Julho de 2016. Aguardamos também a calendarização definitiva, proposta pela UCP- Braga.

 

    Não obstante o atual enquadramento do projeto de formação de guias-intérpretes, ele pode sofrer alterações no futuro, quer na sua natureza (podendo vir a ser pós-graduação, por ex.), nos seus destinatários, ou mesmo na sua estruturação teórico-prática.

    Pedimos aos interessados, que nos têm contactado, que aguardem o fim deste mês de Setembro, ou início de Outubro, para acederem à informação completa.

 

Lisboa, 08 de Setembro de 2015

O diretor da Obra Nacional da Pastoral do Turismo (ONPT)

Pe. Carlos Alberto da Graça Godinho

 

Share
Share