fevereiro 2020

A Newsletter do mês de Fevereiro, que ora se apresenta, permite-nos conhecer o que cada diocese está a realizar, na área da Pastoral do Turismo, com múltiplas propostas, que vão da celebração do centenário dos 800 anos de Santo António, em Lisboa; aos itinerários de fé, igualmente em Lisboa; até à formação em torno dos caminhos de peregrinação, em Évora; ou à publicação de uma história – guia para a compreensão do património construído, em Braga.

Mas, por termos iniciado o tempo litúrgico da Quaresma, queremos chamar a atenção para as múltiplas manifestações de fé, litúrgicas e de piedade popular, próprias deste tempo, que expressam a identidade e também a cultura das nossas comunidades cristãs. Assim, sublinhamos, nesta Newsletter, a celebração da Semana Santa, em Braga; e a Via-Sacra, na Mata do Buçaco, enquanto expressões concretas da riqueza da fé celebrada pelas nossas comunidades, neste período quaresmal e de tríduo Pascal. De igual modo, a referência ao património, neste número, remete-nos para a Via-Sacra do Buçaco, de construção Carmelita, por ser uma bela imagem do tempo quaresmal.

Sublinhamos ainda a nota do diretor do Departamento de Pastoral do Turismo de Lamego, que pode ler integralmente na página web da ONPT, e que pode ser inspiradora para outros serviços diocesanos; bem como a nota que nos foi enviada pelo Secretariado Diocesano da Mobilidade Humana de Viana do Castelo, a expressar-nos as suas dificuldades na constituição de um serviço de Pastoral do Turismo, na certeza de que tais dificuldades não serão, por certo, impeditivas de, num futuro próximo, poderem estruturar este serviço no seio das suas atividades, enquanto Secretariado Diocesano. Realidade que vale igualmente para outros Secretariados, nas demais Dioceses.

Recordo, uma vez mais, que este espaço é de todas as Dioceses, devendo fazer-nos chegar as informações que entenderem pertinentes, para publicação nas próximas edições da Newsletter, para o endereço de e-mail: info@pastoraldoturismo.pt

Votos sinceros de uma Santa Quaresma e de uma Páscoa muito Feliz, cheia das bênçãos de Cristo Ressuscitado!

Pe. Carlos Godinho
Diretor da ONPT

BRAGA

Semana Santa em Braga

Semana Santa de Braga com novas decorações inspiradas no barroco

Os arcos, estandartes e outros elementos decorativos da Semana Santa de Braga vão apresentar, este ano, um visual renovado, inspirado na arte barroca. Esta foi uma das novidades apresentadas, na terça-feira, dia 04 de Fevereiro, pelo presidente da comissão organizadora da Semana Santa de Braga, cónego Avelino Marques Amorim.

Todas as ruas por onde passam as procissões vão apresentar-se em tons de dourado e violeta, ao estilo barroco, um dos elementos arquitetónicos que predominam na cidade. Quanto à imagem de cartaz, a inspiração é o santuário do Bom Jesus do Monte, num tributo pela declaração, no último ano, como Património Cultural da Humanidade, por parte da Unesco.

Entre os destaques da programação - que conta com diversas exposições, concertos e espetáculos já a partir deste mês -, está o lançamento do livro A Semana Santa de Braga, com texto do historiador Rui Ferreira e fotografia de Hugo Delgado. A apresentação é no dia 4 de abril, às 16 horas, na Igreja de Santa Cruz. "É a primeira abordagem mais funda e real à história da Semana Santa", afirmou o autor.

Quantos às principais procissões, onde são esperadas milhares pessoas, estas arrancam a 8 de abril, às 21.30 horas, com o cortejo bíblico "Vós sereis o meu povo", mais conhecido como Procissão da Burrinha. Na noite seguinte, sai à rua a procissão "Ecce Homo", onde seguem os farricocos. Na sexta-feira santa celebra-se o "Enterro do Senhor".

 

Apresentação do Livro «Nossa Senhora do Sameiro – História /Guia»

Foi apresentado, no passado dia 22 de Fevereiro, na Sala da Confraria de Nossa Senhora do Sameiro, o livro Nossa Senhora do Sameiro – História / Guia, da autoria do Cónego José Paulo Abreu. A apresentação da obra esteve a cargo de Luís Braga da Cruz.

Este guia disponibiliza informação detalhada sobre o Sameiro, recorrendo a textos, imagens, dados históricos e pequenos mapas.

 

 

Visita dos Bispos da Província Eclesiástica de Braga ao Santuário do Bom Jesus do Monte

O Santuário do Bom Jesus do Monte, em Braga, recebeu, no passado dia 21 de Fevereiro, a reunião dos Bispos da Província Eclesiástica de Braga. Reunião que foi presidida pelo Senhor Arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga.

Durante a manhã os Bispos estiveram reunidos no Hotel do Elevador; e, de tarde, visitaram os espaços do Bom Jesus. A visita, que teve como mote Bom Jesus, Património da Humanidade, iniciou no escadório, onde Varico Pereira, da Confraria do Bom Jesus, explicou todas as intervenções realizadas no âmbito dos projetos de requalificação deste espaço monumental. Por seu turno, Mário Paulo Pereira deu conta das intervenções efetuadas nos Hotéis do Bom Jesus; e o reitor da Basílica, Cónego José Paulo Coelho, informou os Senhores Bispos sobre alguns aspetos do culto naquele santuário. O encontro terminou com a exposição de todo o processo de candidatura a património da UNESCO, apresentado, uma vez mais, por Varico Pereira. 

COIMBRA

VIA SACRA NA MATA DO BUSSACO

A Comissão Diocesana da Pastoral do Turismo da Diocese de Coimbra, em colaboração com a Fundação da Mata do Bussaco, organiza, no próximo dia 29 de março, uma Via Sacra na Mata do Bussaco. Ao conciliar património natural, cultural e religioso, esta atividade procura ser um lugar de encontro e de procura no Tempo de Quaresma, abrindo assim espaço para um caminho interior de renovação e de oração.

A atividade terá início às 15.00h, junto ao Convento de Santa Cruz, devendo os participantes indicar, no guichet de entrada da Mata do Bussaco, que irão participar nesta atividade. Para quem participa nesta atividade a entrada na Mata do Bussaco é gratuita.
Como o percurso será feito a pé, ao longo das capelas dispersas pela Mata, no percurso definido pelo trilho da Via Sacra, a Comissão aconselha a levar um bom calçado para andar e uma pequena garrafa de água, a quem necessitar.
Esta atividade é gratuita para todos os que queiram participar; no entanto, por motivos logísticos (ex. impressão do material de apoio), pede-se que seja preenchido um pequeno formulário, clicando aqui.
Para qualquer informação adicional deverá enviar-se email para: cpastoraldoturismo.coimbra@gmail.com

ÉVORA

PASTORAL DO TURISMO DA ARQUIDIOCESE DE ÉVORA PROMOVEU ENCONTRO DE FORMAÇÃO SOBRE O CAMINHO DE SANTIAGO

A Arquidiocese de Évora, através da sua Pastoral de Turismo Religioso, organizou no passado 8 de Fevereiro de 2020, no Seminário Menor de Vila Viçosa (Seminário de São José), um Encontro de formação sobre os Caminhos de Santiago (CS), denominado: Caminho de Santiago na Arquidiocese de Évora-Definição, Acolhimento de Peregrinos e Espaço de Evangelização.

Teve como destinatários párocos, diáconos, colaboradores afetos às igrejas/santuários e leigos de movimentos responsáveis por espaços religiosos visitáveis, mas também todos aqueles leigos que têm experiência particular no CS.

Participaram mais de 30 pessoas, o que atesta a pertinência da temática nesta arquidiocese. Ficou bem patente a necessidade da Igreja ter um papel mais interventivo no processo de acolhimento e disponibilização de apoio espiritual e material aos peregrinos. Debateu-se ainda a questão dos albergues e de como se podem criar alguns nesta área geográfica.

Participaram nesta formação o Arcebispo de Évora, os membros do Departamento da Pastoral do Turismo da Arquidiocese, a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, as empresas Try Portugal e Upstream, a Associação Via Lusitana e um sacerdote com longa experiência de peregrino nos caminhos de Santiago.

 

LAMEGO

Departamento da Pastoral do Turismo da Diocese de Lamego

O sector do turismo na Diocese de Lamego representa uma atividade em crescente procura e evolução. Exemplo disso é o Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, na cidade de Lamego.

Os recursos constituem a base do desenvolvimento turístico, porque são eles que determinam a atração de um país ou de uma região e definem as suas potencialidades turísticas.

A diocese de Lamego é detentora de um elevado Património Classificado (Monumento Nacional ou de Interesse Público). Tem uma relevante área, com paisagens únicas e miradouros magnificentes (ex: Santuário de S. Salvador do Mundo – S. João da Pesqueira), na Região Demarcada do Douro classificada como Património Mundial da Humanidade (UNESCO); Gastronomia e produtos tradicionais. Uma extensa riqueza Histórico-Cultural, Arqueológica e Natural e, logicamente, a imagem de simpatia e tranquilidade da comunidade anfitriã.

(Nota do Pe. Filipe Pereira, diretor do Departamento, que pode ver integralmente em www.pastoraldoturismo.pt)

LISBOA

Instituições religiosas e públicas, na cidade de Lisboa, vão celebrar o Jubileu dos 800 anos de Santo Antônio como franciscano, com um programa de atividades culturais, até janeiro de 2021

Ao longo dos próximos meses, há três celebrações litúrgicas a valorizar na igreja de Santo António em Lisboa, nomeadamente a festa da canonização de Santo António, pelo papa Gregório IX, a 30 de maio de 1232; o dia da morte do santo franciscano, a 13 de junho, em Lisboa e Pádua, cidade italiana onde morreu; e ainda o dia do seu nascimento, “tradicionalmente” a 15 de agosto, solenidade da Assunção de Nossa Senhora. Os diversos eventos – exposições, colóquios, concertos, celebrações litúrgicas, visitas guiadas e um peddy papper – estão a ser organizados pela igreja de Santo António de Lisboa, o Museu de Lisboa – Santo António, o Centro de Estudos e de Investigação de Sto. António, o Mosteiro de São Vicente de Fora e o ‘Quo Vadis Lisboa’, Turismo do Patriarcado de Lisboa e o Secretariado Nacional dos Bens Culturais da Igreja Católica.

Mais informações: www.quovadislisboa.com

ITINERÁRIOS DA FÉ: Fé, História e Arte de mãos dadas

Esta iniciativa é organizada pelo Quo Vadis Lisboa – Turismo do Patriarcado de Lisboa, em colaboração com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, e visa estabelecer o diálogo entre a fé e a herança cultural da cidade de Lisboa. Os participantes são convidados a fazer um percurso pedestre, no centro da cidade, tendo em conta a dimensão arquitetónica e monumental da Fé cristã. Os passeios permitem conhecer as igrejas da Mouraria, do Chiado e da Baixa de Lisboa.

Mais informações: www.quovadislisboa.com

VIANA DO CASTELO

NOTA DO SECRETARIADO DIOCESANO DA MOBILIDADE HUMANA DE VIANA DO CASTELO:

“O Secretariado Diocesano da Mobilidade Humana de Viana do Castelo tem várias vertentes: Pastoral dos Ciganos, Pastoral dos Migrantes, Pastoral do Mar e Pastoral do Turismo. Este secretariado é constituído por seis elementos: Presidente- Padre Doutor Domingos Lourenço Vieira; Secretária - Maria Olívia Palhares Pinto Moreira e quatro Vogais: Ana Costa, Luís Pinto, Maria do Céu Pinto e André Maia (pastoral dos ciganos). “A messe é grande e os trabalhadores são poucos!” É precisamente o que acontece connosco! Vamos fazendo o que podemos, mas mais ligados aos migrantes, incluindo os refugiados e os ciganos, nomeadamente com os que vivem num acampamento sem nenhumas condições. Quanto ao Turismo, lembro-me de ter participado numa reunião em Fátima, onde nos foram dadas algumas orientações, nomeadamente, no sentido de termos os templos abertos. Ainda abordamos algumas pessoas que nos pudessem ajudar nessa pastoral mas ninguém se mostrou disponível. Nós próprios ainda pensamos em algumas ações mas nada pusemos em prática. Esta é a realidade da nossa Diocese.”

A ONPT deseja um fecundo trabalho ao Secretariado Diocesano e que, em breve, a Pastoral do Turismo possa constituir uma das ações pastorais deste Secretariado.

Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL)

A Obra Nacional da Pastoral do Turismo (ONPT) vai participar, como em cada ano, na próxima Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), que decorrerá de 11 a 15 de Março próximos, na FIL, em Lisboa. Para o efeito, a ONPT está a preparar um desdobrável / calendário com a indicção de algum património religioso imaterial (festas, romarias e procissões), que contempla as diversas dioceses, a distribuir na ocasião pelos vários parceiros da área do Turismo.

PATRIMÓNIO

 Ao iniciarmos a Quaresma, que compreende vários exercícios de espiritualidade litúrgica e de piedade popular, deixamos aqui uma referência à Via-Sacra, precisamente com a belíssima Via-Sacra da Mata do Buçaco, na Diocese de Coimbra, que merece uma visita ou, quem sabe, uma experiência de oração, à imagem dos Padres Carmelitas, que ali a edificaram.

Com uma extensão de cerca de três quilómetros, a Via Sacra do Buçaco é composta por vinte passos, correspondendo distintamente aos passos da Prisão e aos passos da Paixão, e foi aberta por iniciativa de Manuel Saldanha, reitor da Universidade de Coimbra, em 1644.

No início, as estações eram representadas por uma simples cruz de madeira e só mais tarde, em 1694 e 1695, foram estas estações rudimentares substituídas por capelas, desta vez por ordem de D. João de Melo, Bispo Conde de Coimbra.
Os passos eram representados por pinturas, mais tarde por figuras toscas de muito pouca qualidade e só no final do século XIX se pensou em reanimar a Via Sacra com figuras perfeitas, tendo estas sido encomendadas a Rafael Bordalo Pinheiro.
Os grupos escultóricos do artista, nunca chegaram porém a ser instalados no Buçaco e as imagens que ilustram hoje os passos da Via Sacra são do ano de 1938 e da autoria do escultor Costa Mota (sobrinho). São figuras de tamanho natural, feitas em barro cozido, que dão ao conjunto das capelas representativas da Paixão, grande equilíbrio e qualidade artística.

(Fonte: http://www.rotadabairrada.pt